sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Coração de Lia



Recebi esse lindo texto por e-mail e resolvi compartilhar



Há uma famosa denominação neopentecostal que, anualmente, elege uma personalidade bíblica para ser a fonte de inspiração daquele ano. É uma igreja que enfatiza o destaque social e o acúmulo dos bens materiais como sinal da benção de Deus. Nos últimos tempos, vi essa denominação promover o ano de Ester, de Davi, de Gideão, de Salomão, de Neemias… apesar da figura bíblica mudar, a promessa daquele ano é sempre a mesma: “nesse ano como Neemias você vai recontruir os muros”, “como Ester você vai sentar ao lado do rei e receber dupla honra”, ‘como Salomão você vai receber a benção da prosperidade financeira”…

Dia desses, sem nada melhor pra fazer, comecei a pensar em como seria o “ano de Paulo” ou o “ano de Jeremias”: “como Jeremias, nesse ano você vai fazer a vontade de Deus no fundo de um poço cheio de lama” ou “como Paulo, você vai receber a unção da prisão por Jesus”.

Apesar da teologia da prosperidade recortar uma bíblia de servos de Deus valentes, fortes, conquistadores, ricos e bem-sucedidos, a Bíblia não esconde que alguns dos grandes homens e mulheres de Deus, apesar de muito amados, não foram exatamente o que nós podemos chamar de “bem-sucedidos”.

Uma mulher desprezada pelos homens e honrada por Deus
A história de Lia, esposa de Jacó, me chamou muito a atenção nesses últimos dias. Provavelmente você já leu ou ouviu alguma música sobre Raquel, a segunda esposa de Jacó e irmã mais nova de Lia. Raquel era formosa, e era a esposa preferida de Jacó, mas ela era estéril. Depois de muitos anos clamando a Deus, Raquel recebeu de Deus o dom da concepção e deu a luz a José, que também se transformou no filho preferido do pai.

Eu nunca tinha atentado muito para a história de Lia. A primeira informação que a Bíblia nos dá é que ela era feia, estrábica e “encalhada”.

A história conta que, por amor a Raquel, Jacó trabalhou para Labão, pai de Raquel e Lia durante sete anos, para ter direito a se casar com a mulher que tanto desejava. Só que Labão, preocupado com a falta de marido de Lia, acabou enganando o seu genro e, na festa de casamento, entregou Lia no lugar de Raquel. (Esse tipo de troca era possível porque, na tradição judaica, a noiva ficava coberta por um véu até a hora da primeira relação sexual, que geralmente acontecia no escuro).

Só no dia seguinte é que Jacó percebeu que tinha trabalhado sete anos por Lia, uma mulher que ele não amava. A Bíblia continua dizendo que Jacó fez um acordo com Labão, de forma que, na semana seguinte, ele recebeu Raquel por esposa, em troca de mais sete anos de trabalho nos rebanhos do seu sogro.

Pela primeira vez parei para tentar refletir nessa história do ponto de vista de Lia. Aparentemente a vida não foi tão generosa ela. A bíblia não conta tantos detalhes, mas creio que por toda a juventude Lia teve que conviver com o estigma das comparações com a irmã, com o fato de não ser atraente e com a pressão de se ver “ficando pra titia”. Dentro do costume da época, seu pai tomou providências pra que ela se casasse e não se tornasse um peso para a família. Lia teve que se submeter a um casamento infeliz que já começou todo errado, ao lado de um homem que não se esforçava nem um pouco para fazê-la feliz, mas que mais uma vez só tinha olhos pra sua irmã.

Lia é uma personagem bíblica que sintetiza muito bem a idéia de uma pessoa ferida pelas circunstâncias da vida, insegura, rejeitada pelos outros, infeliz no seu casamento, sem poder de fala, usada como objeto para satisfazer as vaidades dos outros, uma pessoa mal-sucedida aos olhos dos homens.

Apesar de tantas tragédias, a Bíblia é clara ao dizer que Deus não tinha preferência entre Lia e Raquel, mas ele amava a Lia tão profundamente, e se importava tanto com a felicidade dela!

Lia é o tipo de mulher que teria todos os motivos do mundo para questionar o porquê de Deus tê-la feito viver uma vida cheia de tantas feridas. Teria também todos os motivos para se transformar em uma mulher amargurada, mas lá em Gênesis 29:31-30:26 nós lemos que ela vivia dando glórias a Deus, mesmo vivendo uma vida tão difícil.

A honra de Deus
Deus honrou Lia! O texto diz que o Senhor viu que Lia era desprezada e deu-lhe o dom da fertilidade, ao passo que Raquel era estéril. Mesmo diminuída pelo marido, ela era engrandecida por Deus dentro da sua casa a cada vez que tinha um filho: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zebulom e Diná. O nome de cada um desses filhos é uma expressão de louvor de Lia pela fidelidade de Deus a uma mulher que mesmo desprezada escolheu amar ao Senhor e adorá-lo independentemente das circunstâncias da vida. Lia é uma das mulheres inesperadas que o Senhor escolheu para cumprir o plano de trazer o Messias ao mundo.

Uma geração de reis e sacerdotes nasceu de Lia
Se Deus escolhesse como nós homens escolhemos, Ele certamente escolheria José, filho de Raquel, para trazer o Messias ao mundo. Mas o Senhor mais uma vez agiu de modo inesperado, preferindo o oprimido: foi de Judá, filho de Lia, que nasceram todos os reis importantes de Israel, incluindo o Messias. De Lia também veio a tribo de Levi, e todos os sacerdotes de Israel.

Daria pra escrever um livro sobre outros heróis da fé que não foram necessariamente “bem sucedidos”. João Batista viveu pregando em um deserto a vida inteira, na pobreza, morreu decapitado. Paulo pregou o evangelho de cadeia em cadeia, e como poucos homens no final da vida pôde olhar pras cicatrizes dos açoites que recebeu e dizer “eu carrego no meu próprio corpo as marcas de Cristo, já estou crucificado com Ele!”. Ainda temos nesse rol Isaías, Hagar, Abigail…

Reflexão: Você se identifica com Lia?
Creio que estou sendo lido por jovens, adultos e velhos. Não importa a sua idade: olhe para a história da sua vida até o dia de hoje. Se você pudesse se identificar com um personagem bíblico, qual deles falaria mais sobre o caminho que você traçou até hoje?

Agradeça a Deus e guarde o seu coração se você pode se identificar mais com Ester ou Salomão, servos de Deus amados, humildes, ricos e bem sucedidos aos olhos dos homens.

No entanto, tenho uma forte impressão que muitos de nós hoje se identificam mais com Lia ou com Jeremias. Não tenha vergonha de admitir que a sua vida não é como as pregações neopentecostais dizem que ela tem que ser. Essas pregações são atraentes, mas estão carregadas de mentiras!

Talvez você imagine que a vida pregou uma peça em você. Quem sabe você ainda carrega no seu coração as feridas do abuso sexual, marcas de um pai ausente, da rejeição das pessoas ao seu redor. Marcas de doenças da alma, de anos perdidos em depressão, tentando alcançar um sucesso e uma prosperidade que nunca chegou. Quem sabe você olha no espelho hoje e vê uma aparência que não é a que você sonhou ter, vê como Lia um casamento que não foi o contos de fada que você imaginou.

A palavra que o Senhor me mandou trazer ao coração ferido é essa: tenha bom ânimo! Você jamais vai conseguir imaginar ou medir o quanto Deus te ama e se importa com você. Ele conhece as suas dores e esteve ao seu lado em cada situação difícil que você teve que enfrentar.

Será que apesar dos infortúnios da vida você pode orar com fé e dizer “Pai, obrigado porque o Senhor me ama, o Senhor não errou ao escrever a minha história! Obrigado porque tu és a maior alegria da minha vida!”. Não importa o seu passado, não importa há quantas décadas você carrega uma amargura. Permita que esse poder de Deus te cure hoje, permita que o seu coração seja invadido pela unção de alegria e contentamento que estava sobre a vida de Lia.

Assim como Deus fez com Lia, Ele também têm te honrado, mesmo diante de uma história que não foi a que você imaginava. Você consegue detectar essa honra de Deus na sua vida? Consegue ver algum dom, uma característica sua que de alguma maneira te faz um um destaque? Pois tenha consciências que nas grandes e nas pequenas situações o Senhor têm te honrado diante dos homens que te desprezam, e vai continuar te presenteando das maneiras mais lindas e grandiosas durante a sua vida.

Para você ouvir e refletir, deixo uma canção da Fernanda Brum que têm falado muito comigo.

==


CORAÇÃO QUE SANGRA

A vida me pregou mais uma peça
Por essa eu não pude esperar
Tudo o que sonhei desmoronou
Há anos que eu vivo em cavernas
E ninguém nunca notou
Sorrisos que se foram com a dor
Mas eu não vou morrer aqui
Deus me prometeu assim
Vou clamar até que o céu se abra sobre mim

Com Teu poder vem me curar
Com Tua mão cicatrizar
Esse coração que chora e sangra, sangra, sangra sem parar
Cura-me, liberta-me, restaura-me, sacia-me
Sou completamente Teu Senhor
Não importa o que a vida me causou

Vou te adorar, Oh, Deus!
Com toda a força em mim
Troca meu coração pelo Teu

Ressuscita-me

Segue o link do blog

http://meular.wordpress.com/

Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2008/09/posts-resumidos-no-blogspot-sem.html#ixzz1cZ7adCt4 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz

Deixe seu comentário =D

Obrigada!!