domingo, 23 de agosto de 2015

Tá na Bíblia?

Boa tarde,

Hoje eu venho falar sobre algumas expressões populares que todo mundo diz (ou já ouviu alguem dizer), que são tão comuns e tão rotineiras ( algumas até verdadeiras!) que até parece que está na bíblia, mas não está.

 1 - Deus tarda mas não falha

Esse é utilizado também com justiça no lugar de Deus!! Essa frase, além de uma inverdade (já que sabemos que o tempo de Deus não é como o nosso) não é um versículo. Aqui vemos um versículo que fala sobre a justiça de Deus, e que pode explicar a origem dessa expressão


E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

Digo-vos que depressa lhes fará justiça.

Sempre bom lembrar que devemos ler todo o texto antes de parafrasear, e que texto fora do contexto é pretexto para erro!!

2 - A palavra de Deus se renova a cada manhã

Como sabemos, a apalavra de Deus não muda, assim como Deus também não muda, é o mesmo ontem hoje e será para sempre! O que se renova a cada manhã, são as misericórdias de Deus 


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.


3 - Faça a sua parte que eu te ajudarei 

Esse é um dos que mais escutei. Por muitas vezes até achei que fosse realmente um versículo bíblico. Mas origem dessa frase pode ser encontrada nesse versículo

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.



Mais um versículo parafraseado, e cai na mesma questão do lembrete que falei acima. Nesse texto, Deus estava falando com Josué, logo após a morte de Moisés, ordenando que ele se levantasse e assumisse a liderança do povo, uma responsabilidade muito grande, isso explica o porque do Esforça -Te aparecer quatro vezes nesse capítulo. Deus estava fortalecendo e incentivando Josué para a grande missão que o aguardava.

4 - Dê um passo para Deus, que Ele dará dois passos para você.

Mais uma paráfrase mal feita

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Tiago 4:8

Esse versículo fala sobre comunhão com Deus, nos incentivando a buscar a Deus,  nos aproximarmos Dele, para que Ele se aproxime de nós.

5 - Diante de Deus até a tristeza salta de alegria.


No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer.


Texto sem contexto mais uma vez gente! No primeiro verso desse livro, vemos que o capítulo está falando sobre o leviatã "Poderás tirar com o anzol o leviatã" (Jó 41:1a). 


Temos que tomar muito cuidado para não acrescentar palavras na bíblia, nem para disseminar mentiras por aí!!
Tem muitas outras paráfrases e textos fora do contexto utilizados em pregações e em nosso cotidiano, essas foram as que me lembrei hoje, mas continuarei esse post com outros. Caso alguem se lembre de algum pode escrever nos comentários!

Beijos, fiquem com Jesus
Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2008/09/posts-resumidos-no-blogspot-sem.html#ixzz1cZ7adCt4 Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Um comentário:

Faça uma blogueira feliz

Deixe seu comentário =D

Obrigada!!